top of page

Hauly, 50 anos de excelência na vida pública

  • Foto do escritor: Luiz Carlos Hauly
    Luiz Carlos Hauly
  • 26 de out. de 2023
  • 3 min de leitura

Em 1973, no ano em que Cambé entrou para a história do rock nacional ao promover o Festival Colher de Chá (uma espécie de “Woodstock Pé-Vermelho”), tendo como grande atração a badalada banda “Os Mutantes”, um jovem cabeludo, que também amava os Beatles e os Rolling Stones tomava posse como o vereador mais votado da história de Cambé: era Luiz Carlos Hauly. Como um jovem de apenas 22 anos conseguiu essa expressiva votação? Servindo a comunidade como um líder voluntarioso que organizava os desfiles na cidade, promovia competições esportivas e muitas outras atividades. Hauly também era apaixonado pelo esporte, jogador de basquete, e se formou na 1ª turma de Educação Física da UEL – Universidade Estadual de Londrina.


Como vereador, ele se destacava percorrendo a cidade, ouvindo a população, e encaminhando todas as demandas para a prefeitura. Após cumprir o mandato de vereador, Hauly começou a se destacar no Executivo como Secretário de Administração, período em que criou e presidiu a Comdec – Companhia de Desenvolvimento de Cambé. Para melhor se preparar para os novos desafios, voltou a UEL e também se formou em Economia.


Em 1982, com 32 anos, Hauly foi eleito prefeito de Cambé, e até o orçamento municipal ele passou a discutir com as lideranças comunitárias. Diante da brutal crise daquele período, criou o programa que recuperou 22 indústrias, as hortas comunitárias (modelo até hoje para outros municípios), realizou eleição nas escolas municipais, implantou uma escola modelo de ensino integral, foi parceiro na experiência pioneira das AIS - Ações Integradas de Saúde - que foi a base para o nascimento do SUS, e a seu pedido foi criada em Cambé a segunda Pastoral da Criança do Brasil, entre muitas outras realizações.


O destaque como prefeito e como presidente da Amepar - Associação dos Municípios do Médio Paranapanema – resultou no convite para ser o Secretário da Fazenda do Governo Álvaro Dias (1987/1990). Ele garantiu um expressivo investimento anual médio de 22,2% do orçamento do Estado, o que possibilitou a Álvaro Dias a execução de um programa recorde de obras. Hauly também foi Secretário da Fazenda no Governo Beto Richa (de 2011 a 2013), quando criou o Paraná Competitivo, o maior programa de atração de investimentos e de geração de empregos da história do Paraná.


Porta voz da Reforma Tributária


Ao não se reeleger para a Câmara em 2018, Hauly passou a trabalhar como consultor tributário para grandes entidades nacionais de diversos setores. Mas, como ele diz, “por um desígnio de Deus”, justamente nesse ano em que comemora 50 anos de atuação na vida pública, após a cassação do promotor Deltan Dallagnol, ele voltou à Câmara para cumprir o seu oitavo mandato. E de imediato, se tornou novamente o maior defensor da Reforma Tributária, matéria que foi aprovada na Câmara e que agora tramita no Senado.


Além de liderar a criação do Simples, e depois do MEI - Microempreendedor Individual -, leis que promoveram uma verdadeira revolução na expansão dos pequenos negócios no Brasil, Hauly é autor/ relator da Lei Kandir; Lei do Comprev, Lei das S/A, Lei do Reembolso das perdas do FGTS (considerado o maior acordo trabalhista da história), Lei LRF, Lei Zico, Lei Pelé, Lei de Incentivo ao Desporto, Lei LDB, Lei que criou os Conselhos de Educação Física, Lei do Pronaf, Lei do Proger, Leis dos REFIS, Lei do Prouni, da 1ª lei de Transparência nas Contas Públicas e também subscritor da Lei da Ficha Limpa.


Nesta legislatura, bastou apenas 100 dias de atuação na Câmara para Hauly ser novamente eleito como um dos “Cabeças do Congresso”, conforme avaliação do Diap – Departamento Intersindical de Avaliação Parlamentar. Por 23 vezes Hauly já foi apontado como um dos mais influentes da Câmara, e foi escolhido pelo Ranking dos Políticos o “Melhor Deputado” do ano de 2017.


Hauly tem sido convidado para dar palestras, principalmente na área tributária, para as maiores entidades do Brasil, embaixadas estrangeiras e esteve até nos Estados Unidos. Ele presidiu, durante quatro anos, o Parlamento das Américas com sede no Canadá. Mas a sua maior realização nesses 50 anos de vida pública é ver aprovada a Reforma Tributária, para que o Brasil possa se livrar desse manicômio tributário, e assim novamente voltar a crescer, a fortalecer o empreendedorismo e a geração de mais empregos.


Commentaires


Deixe sua Mensagem

Obrigado pelo envio!

HAULY

.COM.BR

© 2023

bottom of page