Lançamento livro O estilo Marco Maciel
- Agência Senado
- 26 de set. de 2023
- 2 min de leitura
Sr. Presidente Charles Fernandes, senhoras e senhores, acabo de sair do lançamento do livro O estilo Marco Maciel, do jornalista Magno Martins, bacharel em jornalismo, pós-graduado em ciência política, tendo passado pelos jornais Diário de Pernambuco, Correio Braziliense, Jornal de Brasília, O Globo, etc.
Essa obra é sobre um grande brasileiro, um grande estadista, um grande homem público, um notável político de Pernambuco: Marco Maciel. Eu tive a honra de conhecê-lo e tive a honra de conviver com ele — eu frequentava a missa na sua residência, toda última quinta-feira do mês, pela manhã. Eu tive a honra de conviver com ele enquanto eu era Líder e depois Vice-Líder do Governo Fernando Henrique.
Ele foi Vice-Presidente da República por 8 anos, com eficiência, competência, elegância e tirocínio político. Fez parte da história do Brasil na abertura política, na construção do Colégio Eleitoral. Ele foi um homem digno e honrado, como foram o Dr. Ulysses Guimarães e tantos outros brasileiros.
Aqui quero perguntar: o que é um estadista? Esta Casa precisa entender todo o avanço político que tivemos. Com a abertura política, nós sonhávamos com estabilidade econômica, democracia, estabilidade política e com um regime de segurança para todos, com direito à vida, da concepção ao último suspiro do ser humano. Isso envolve a busca da felicidade, da fraternidade universal.
Qual é o objetivo do ser humano no planeta Terra, senão a busca da felicidade enquanto estamos em trânsito para a pátria celeste? Mas nós perdemos tempo com bobagens, com ideologias mundanas dos extremos que não levam a lugar nenhum. Perderemos tempo com isso. E perdemos também o bom senso do bom caminho, da união, da pacificação, do entendimento.
A Nação brasileira poderia estar bem lá na frente, se tivesse sido pacificada lá atrás. Esse contencioso, essa distensão, essa cizânia só traz mais destruição ao nosso País.
Precisamos ponderar com as novas gerações que estão chegando: qual é o assunto mais importante do País hoje? A retomada do crescimento. E ela só vai vir com uma estrutura econômica sólida, como aquela que nós aprovamos aqui na PEC 45 e que está lá no Senado e com equilíbrio fiscal. E, através da estabilidade econômica, com regras justas, podemos almejar voltar a crescer, como o Brasil cresceu desde a Proclamação da República até 1980.
Tivemos 50 anos com taxas de crescimento de 3% a 6% ao ano. A cada 15 anos, dobrávamos o PIB. No entanto, há 50 anos, estamos com taxa de crescimento de 2%. Para dobrar o PIB, levamos 50 anos! Então, nós precisamos pensar na economia e, depois, nas outras questões: educação, saúde pública, etc.
Obrigado, Sr. Presidente.
Fonte: Agência Senado/plenário
Bình luận