top of page

Projeto de lei propõe envio de alerta cada hora de uso de redes sociais

  • Núcleo Jor
  • 3 de out. de 2024
  • 2 min de leitura

Atualizado: 8 de out. de 2024

Proposta para criar Política Nacional de Proteção à Saúde Mental também busca proibir que redes sociais façam publicidade direcionada a crianças e adolescentes no Brasil


Sofia Schurig 03.Out.2024 às 14:222 min leitura


Um recente projeto de lei na Câmara dos Deputados propõe a criação de uma Política Nacional de Proteção à Saúde Mental, com o objetivo de captar recursos e estabelecer normativas que abordem as consequências do uso excessivo de tecnologia e redes sociais no Brasil.


Conforme a primeira versão do PL 3786/24, de autoria do deputado Luiz Carlos Hauly (Podemos-PR), os principais objetivos dessa política seriam conscientizar as pessoas sobre os riscos do uso excessivo de tecnologia e redes sociais.


MENSAGEM. A cada hora de uso, as redes sociais seriam obrigadas a veicular, gratuitamente, uma mensagem de advertência com mais de 30 segundos sobre os malefícios do uso excessivo da internet, finalizando com 'O Ministério da Saúde adverte.'

Os conteúdos seriam definidos pelo ministério, mas não está claro se essa obrigação seria a mesma para todas as plataformas ou se variaria conforme o número de usuários.


As penalidades para as empresas que não veicularem as mensagens incluem advertência e multas, que podem ser dobradas até cinco vezes em caso de reincidência.


PUBLIS. A proposição também sugere também que as redes sociais sejam proibidas de fazer publicidade direcionada a crianças e adolescentes no Brasil.


Essa expressão refere-se à prática em que empresas distribuem seus anúncios com base em dados, sejam demográficos ou de interação — por exemplo, enviar anúncios de trilha para alguém que frequentemente curte postagens sobre atividades ao ar livre no Instagram. Na União Europeia, alguns tipos de publicidade direcionadas são proibidas ou têm fortes limitações.

Comments


Deixe sua Mensagem

Obrigado pelo envio!

HAULY

.COM.BR

© 2023

bottom of page