top of page

Reforma tributária, sustentabilidade e inserção global

  • Jota.info
  • 29 de mar. de 2023
  • 2 min de leitura

Tripé pavimentará caminho da competitividade brasileira





RAFAEL CHANG*

29/03/2023

reforma tributária


Somos um país imenso, com um mercado consumidor robusto, uma mão de obra disponível, recursos naturais abundantes e bom diálogo com outros países. Por outro lado, esse mesmo Brasil também tem problemas de formação e qualificação dessa mão de obra, um sistema tributário complexo e ineficiente, desigualdades sociais profundas e pouca capacidade de utilizar, de maneira econômica responsável, os recursos naturais que dispõe em seu território.


É urgente avançar e diminuir esses entraves. São muitas as necessidades na mesa e precisamos fazer escolhas, que nem sempre são populares. Isso cabe às empresas, mas também ao governo, que tem um papel fundamental para promover um ambiente em que possamos prosperar – empresas e sociedade.


No final da década de 1950, a Toyota escolheu o Brasil para abrir a sua primeira fábrica fora do Japão. Não fez isso por acaso. Fez porque sempre acreditou no potencial do país, da nossa capacidade e de projetar um futuro melhor para os cidadãos. Após mais de 60 anos, continuamos com fôlego e energia para oferecer soluções, mas elas têm sido cada vez mais difíceis.


É por isso que defendemos o avanço de alguns temas-chave, como reforma tributária, sustentabilidade e inserção global.


A aprovação de uma reforma para corrigir as distorções tributárias que sufocam o setor produtivo e inibem a capacidade de consumo dos brasileiros cria oportunidade de emprego, de investimento e de oferta de mais bens e serviços. Sabemos das dificuldades de contemplar diversas demandas de diferentes setores produtivos, e vemos com bons olhos os avanços na criação de soluções.


Além disso, não podemos perder sustentabilidade de vista. Não é apenas uma onda. Continuamos investindo em tecnologia e inovação, lançando carros com motores mais limpos, com menor impacto ao meio ambiente. Fomos a primeira montadora a criar o veículo híbrido no mundo, e a primeira a criar a solução Híbrido-Flex, feito no Brasil para o Brasil, graças às condições e oferta dos biocombustíveis por aqui. Nosso portfólio global ainda conta com outras soluções, como os carros movidos exclusivamente a bateria e a hidrogênio, pois acreditamos que a diversificação de soluções é fundamental para dar conta de diferentes necessidades.


Por fim, precisamos retomar o papel ativo do Brasil no cenário mundial, ampliando acordos comerciais e ampliem mercado consumidor. Uma reforma tributária efetiva, aliada a investimentos em pesquisa, tecnologia e inovação levará à fabricação de veículos melhores, inclusive para exportação, gerando empregos e pagando impostos e colaborando para o superávit da balança comercial. O Brasil tem tamanho e importância geopolítica e econômica para isso.


Aumentar a competitividade nacional não passa, evidentemente, apenas por esse tripé que apresentamos. Mas ele é importante para consolidar a estrutura que imaginamos para o Brasil retomar o caminho do desenvolvimento econômico e social. O desafio é enorme, mas as alternativas para se chegar estão diante de nós há muito tempo. Precisamos apenas de decisões.

* Rafael Chiang - CEO da Toyota no Brasil


Comments


Deixe sua Mensagem

Obrigado pelo envio!

HAULY

.COM.BR

© 2023

bottom of page